Você sabe o que é hipertensão? Conhece as causas e os alimentos que ajudam a preveni-la? Então, siga com a leitura.
A hipertensão pode ser evitada, principalmente, pelo consumo de potássio e de outras substâncias adquiridas por meio de alimentações saudáveis e balanceadas. O avanço da hipertensão no mundo preocupa. Só no Brasil, a cada dois minutos uma pessoa morre por conta de problemas cardiovasculares. Abaixo, descrevi alguns alimentos que ajudam a reduzir a hipertensão:
1 - CLARA DE OVO: A clara contém um peptídeo que inibe a ação de uma enzima que atua na formação da angiotensina. Essa substância é a principal responsável pelo espessamento das artérias, o que eleva a pressão. Além disso, o alimento não contém colesterol (como a gema), sendo uma importante fonte de proteínas.
2 - BANANA: A banana é sempre o alimento mais lembrado quando se fala da ingestão de potássio. Por atuar de forma antagônica ao sódio, a substância é a principal aliada para quem deseja abaixar a pressão arterial. O potássio também é encontrado em diversos outros alimentos, como: mamão, abóbora, couve-flor, feijão preto, lentilha e cenoura. O ideal é que eles sejam consumidos diariamente. O sal light também tem muito potássio, e pode ser usado para substituir o sódio.
3 - FOLHAS VERDES ESCURAS: Couve, agrião, rúcula e, principalmente, espinafre, também são alimentos ricos em potássio. Além disso, tem a vantagem de quase não terem calorias, então podem ser consumidos à vontade. Outra vantagem é que eles também são boas fontes de ferro, cálcio e vitaminas.
4 - LEGUMINOSAS: As leguminosas são importantes para a redução da pressão. Exemplo: ervilha, vagem e feijão. Isso porque eles têm baixo índice glicêmico, o que ajuda a reduzir a glicemia, diretamente ligada à pressão alta.
5 - IOGURTE DESNATADO: O iogurte desnatado e o leite com baixo teor de gordura, assim como outros derivados magros, ajudam a reduzir a pressão, pois são ricos em cálcio. Quando esse nutriente está em falta no organismo, ele tende a se acumular nos vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão. A vantagem do iogurte sobre os outros produtos lácteos está exatamente na maior quantidade de cálcio. De qualquer forma, é importante que eles tenham menos gordura, já que ela aumenta o colesterol, responsável por aumentar a pressão arterial.
O QUE EVITAR?
O sal é um elemento fundamental para o balanço da pressão arterial. A organização Mundial da Saúde (OMS) sugere o consumo de cinco gramas do tempero por dia, enquanto nós ingerimos cerca de 12 gramas. É mais que o dobro. O excesso faz o organismo reter líquido, aumentando o volume de sangue que circula pelo corpo. Como as artérias continuam com o calibre igual, a pressão sobe. A dica então é: reeducar o paladar e maneirar no saleiro.
VEJA OUTRAS DICAS PARA PREVENIR A HIPERTENSÃO
• Pratique exercícios físicos, como caminhadas de 20 minutos, de três a cinco vezes por semana;
• Evite alimentos gordurosos, frituras, doces e muito salgados;
• Evite ingerir bebidas alcoólicas, pois elas baixam a pressão e quando se unem aos efeitos dos medicamentos, podem causar complicações;
• Fumar também é grande agravador do aumento da pressão arterial;
• Evite o estresse, porque ele pode dificultar o controle da pressão;
• Muito importante: não interrompa o tratamento com remédios, sem a orientação do médico de sua confiança.
SOBRE A NUTRICIONISTA
A nutricionista e coach nutricional Tatiany Honorato (CRN-RJ, nº 19101033) é formada pela Universidade Salgado de Oliveira, desde dezembro de 2018 e, atualmente está fazendo três pós-graduações: nutrição esportiva funcional; nutrição clínica e estética; e nutrição clínica e esportiva. Atende de forma particular ou por meio do plano de saúde UNIMED, nas cidades de Araruama, Rio Bonito e Silva Jardim. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 9 7184-0189 (WhatsApp), ou pelo direct do Instagram: @nutritatianyhonorato.