A disseminação do coronavírus (COVID-19) é uma preocupação global, mas é importante não entrar em pânico e ter cuidado com notícias falsas.
É provável que as respostas de cada pessoa ao vírus dependa do sistema imunológico, formado por células de defesa contra infecções. Um sistema imunológico enfraquecido, como no caso de idosos ou pessoas com doenças pré-existentes, poderia permitir uma progressão mais rápida da infecção viral, porém mais estudos são necessários. É aí que entra a importância da alimentação saudável, um plano alimentar cheio de nutrientes necessários, uma boa noite de sono, atividade física.
Orientações:
Conheça alguns alimentos que podem fazer parte do seu prato no dia a dia:
- Vitamina D: peixes, ovos, Sardinha, Gema de ovo, Queijos, Bife de fígado, Cogumelos.
- Vitamina E: E são principalmente os de origem vegetal ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs e castanhas, azeite de oliva extra virgem e abacate.
- Vitamina A: frutas e vegetais de cor forte, como cenoura, abóbora, brócolis, espinafre e gorduras amarelas de alimentos animais como fígado, ovos e leite.
- Vitamina C: kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa.
- Zinco: sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina.
- Ômega-3: peixes, castanhas, amêndoas, nozes, sementes, beldroega.
- Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas, verduras, legumes e sementes em geral.
- Prebióticos (cebola, alho, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino.
- Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, cúrcuma, alho, cebola, aipo, coentro, gengibre, cúrcuma, pimenta preta...
Lembrando que um único alimento/nutriente não tem esse efeito e sim que é preciso ter uma alimentação equilibrada + estilo de vida saudável!
Hidrate-se bem!