Essa é a frase comumente usada para saber o nosso faturamento mensal. Mas não deveria ser bem desta forma. Na verdade nós não ganhamos dinheiro como salário ou recompensa do nosso trabalho ou empreendimento. Pois a palavra ganhar está relacionada a algo que vem sem esforço, algo que nos é dado. Quando usamos a palavra ganhar, dependemos do outro, dependemos de que alguém nos dê, como um presente, por exemplo. E não é bem assim com o nosso dinheiro. Não é mesmo? Trabalhamos para fazer o nosso dinheiro. Então, você não ganha dinheiro, você faz dinheiro. Isso mesmo. O faturamento mensal que você tem hoje é resultado do dinheiro que você faz.
Quando usamos a palavra ganhar entramos no papel de coadjuvante, dependendo de que outra pessoa nos dê. Dependemos do outro para pagar aquele salário ou daquele cliente pagar em dia. Se você fica no papel passivo do dinheiro, nesta posição é muito comum culpar qualquer coisa ou pessoa por você não ter mais dinheiro como gostaria, culpar o chefe, culpar o governo, culpar a falta de clientes, culpar a economia, ou qualquer outro fator externo.
Quando trocamos a palavra ganhar pela palavra fazer, nos tornamos protagonistas do nosso dinheiro, nos colocamos na posição ativa, no papel principal, e entendemos que se queremos ter mais, precisamos fazer mais. E só depende de uma pessoa, de você mesmo.
Entendendo que é você quem faz o seu dinheiro, tudo muda, pois ai só depende de você. Se o mercado está com poucos clientes, você vai atrás de mais, faz novas campanhas, inova; Se a economia do país não está bem, você se esforça mais e de maneira mais inteligente para fazer mais dinheiro; Se seu chefe não te aumenta, você busca outras coisas para fazer no horário que não está trabalhando nesta empresa.
Se você tem hoje um faturamento mensal e isso está bom para você, tudo bem. Se não está, faça mais, pois quem faz o seu dinheiro é você. Formas de fazer têm inúmeras. O bom de entender isso é que passamos a usar a nossa criatividade, começamos a inovar, a sair do comum, da famosa zona de conforto, buscamos por mais.
Quando você entender isso, e começar realmente a praticar esta idéia, você vai começar a ter o dinheiro que considera que merece.
Uma dica prática: Parar de gastar energia e tempo reclamando de falta de dinheiro e passar a usar a mesma energia para fazer mais dinheiro, gerar mais resultados e empreender as suas finanças.
Mudando esta mentalidade e atitude, trocando o ganhar pelo fazer, você verá a diferença. E o melhor disso tudo, terá mais dinheiro, pois você vai entender que pode muito mais.
Mariana Soares é fundadora da Inspire Valor. Empresária, professora e mentora em empreendedorismo, com 20 anos de atuação em educação e negócios. Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal Fluminense e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Coach de Negócios pela Sociedade Brasileira de Coaching. Casada há 14 anos, mãe de duas meninas e apaixonada pelo empreendedorismo e resultados.
A missão da Inspire Valor é elevar o nível da sua vida e dos seus negócios.
Para saber mais, entre em contato. 21 98767 8465